As nossas exigências pela elevada qualidade são demonstradas na escolha intransigente de matérias-primas, segurança do produto, impacto ambiental e controlo de qualidade constante. A NUK otimiza regularmente a sua gama de produtos com base nos seus próprios estudos e resultados científicos. É por isso que desistimos de usar policarbonato (PC) com BPA na produção de biberões muito antes da sua proibição por lei. De seguida fique a saber mais sobre este tópico.
O que é BPA?
A abreviatura BPA significa Bisphenol A. O BPA é uma substância do material sintético policarbonato (PC), que se encontra em muitos produtos que utilizamos diariamente como por exemplo nos sacos de plástico, embalagens de alimentos, telefones móveis, CDs, óculos de sol, adesivos e vernizes para as unhas.
Qual a crítica ao BPA?
Embora o uso de BPA na produção do PC sintético tenha sido amplamente despercebido até ao virar do milénio, iniciou-se nessa altura uma discussão entre médicos e cientistas sobre os efeitos do BPA nos organismos vivos. Os estudos disponíveis não eram consistentes e, portanto, diferentes países e diferentes institutos eram muito contraditórios nas suas avaliações. Um debate aberto retomou esses julgamentos críticos e transformou o BPA em um assunto muito discutido nos media.
Como líder de mercado com muitos prémios por produtos de qualidade, a NUK tem muitos anos de experiência com biberões feitos de materiais sem BPA como por exemplo vidro ou polipropileno (PP). Ao renunciar completamente ao BPA, a NUK descansou pais desde cedo. A proibição de fabricar e vender biberões com BPA, na UE, entrou em vigor em 1 de junho de 2011. A NUK já tinha dispensado biberões de policarbonato com BPA muito antes da exigência da UE, portanto, anos antes da proibição final, os produtos NUK já eram comercializados como “sem BPA”.
Qual é a avaliação das autoridades sobre os riscos da BPA?
Para saber o que as autoridades competentes, tais como a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA) ou o Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (BfR) têm a dizer sobre o tema do BPA, por favor consulte os seguintes websites:
Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA)
Instituto Federal de Avaliação de Riscos (BfR)
De que são feitos os produtos NUK sem BPA?
A gama de produtos sem BPA é ampla. Para saber mais sobre os materiais alternativos, leia de seguida:
Vidro
Um dos materiais mais antigos conhecidos pelo homem também é usado pela NUK na produção de biberões: o vidro. O vidro é particularmente higiénico e resistente ao calor. Neste processo, a NUK utiliza apenas vidro de borossilicato, que, com a sua estrutura de superfície reticulada, desgasta bem e resiste a variações de temperatura.
PP (polipropileno)
O polipropileno é um material sintético translúcido, que é utilizado pela NUK para a fabricação de biberões para bebés sem BPA. A sua superfície lisa é agradável ao toque. É à prova de estilhaços e até pode ser utilizado para congelar.
PA (Poliamidas)
Poliamidas são materiais sintéticos com um alto nível de transparência, que mantém, por ser resistente a produtos químicos - descoloração e turvação são problemas do passado. A poliamida é livre de BPA, mas não é adequada para o micro-ondas.
PPSU (Polifenilsulfona)
De todas as alternativas sem BPA, a polifenilsulfona é o material sintético mais resistente a quebras. É extremamente resistente ao calor e é adequado para esterilizar com vapor ou no micro-ondas. Ser à prova de riscos torna este material muito higiénico, mas a sua textura de superfície tem uma tonalidade amarela.
Onde posso encontrar mais informações?
Nas Perguntas e Respostas, incluímos mais detalhes sobre o BPA