
Para alguns bebés o crescimento da dentição é doloroso; para outros não é problema algum. Mas para todos representa um passo enorme no seu desenvolvimento.
Em determinado momento, normalmente entre os 6 e os 8 meses, vai descobrir o primeiro dente - ou melhor, uma pequena saliência branca no maxilar inferior do seu bebé. Finalmente: a confirmação das suas suspeitas. Então, este dentinho, foi o que causou aqueles maus humores, as lágrimas aparentemente espontâneas, roer tudo e mais alguma coisa e aquela baba constante. Agora pode ajudar a superar essa dor com um fornecimento constante de cenouras, maçãs ou anéis de dentição, por exemplo. É verdade que a amamentação se torna mais complicada pois os dentes de leite são duros e afiados. Alguns bebés dão umas dentadinhas para assinalar que já chega de amamentar. (divertido, não é?)
Os primeiros dentes do bebé representam um grande avanço do seu desenvolvimento, em todos os aspetos. São o primeiro passo para aprender a comer "como gente grande" e também aumentam a capacidade de expressão, uma vez que ajudam na formação de sons compreensíveis. Os constantes movimentos de mastigação também estimulam o crescimento do maxilar. Os dentes de leite nascem todos até que o seu filho complete três anos e desempenham um papel importante no alinhamento e espaçamento dos dentes permanentes. Se um dente de leite é perdido muito cedo devido à cárie dentária, os dentes vizinhos podem ocupar esse espaço adicional. Isto poderá significar que não haverá lugar para o dente permanente naquele espaço, forçando-o a crescer torto. Portanto, é da maior importância cuidar bem dos dentes do seu bebé com uma limpeza regular a partir do momento em que chegam.