O tempo para dizer adeus às fraldas aproxima-se lentamente - mas não force.
Quantas fraldas já mudou até agora? Mil? Mil e quinhentas? E em vez de ficar mais fácil, é cada vez mais um desafio. Dependendo do temperamento do seu filho, a mudança de fraldas pode tornar-se um campo de batalha. De qualquer forma antes dos 12 meses, ainda é muito cedo para pensar em treinar o uso do bacio. Primeiro terá que aprender a controlar a bexiga e os músculos do esfíncter - algo que é praticamente impossível antes do segundo ano de vida.
Muitas crianças (principalmente as meninas) atingem este estágio entre os 12 e os 18 meses, mas a maioria é um pouco mais tarde. Quando chegar o momento, o seu filho irá mostrar-lhe, à sua maneira, que não se sente confortável com a fralda. Pode manifestar-se através de caretas, andar com as pernas afastadas, chorar ou até mesmo por palavras. São todas formas de dizer: " Agora quero estar limpo e seco".
A rapidez com que este passo é atingido depende em muito de si. O que o seu filho precisa agora é de modelos que possa seguir e muitos louvores bem como alguém para o ajudar com a roupa para cima e para baixo. Não há necessidade de nenhum treino especial no WC - deixar a criança tomar a iniciativa é o mais importante. Tudo o resto se seguirá com o tempo.