It seems you are using an unsupported browser. Please update your browser to Chrome or Firefox for the complete NUK website experience.

“De geração em geração.”

60 Anos de inspiração – A NUK celebra o aniversário

[Translate to portugese:] 60 Years of Inspiration – NUK celebrates its anniversary

Há 60 anos, os primeiros produtos NUK entravam no mercado. Muita coisa mudou desde essa altura. Mas a necessidade de amor e um sentimento de segurança, que todos os bebés têm, permanece igual. E o seu desejo, como pai/mãe para dar ao seu filho o melhor começo de vida, também. A NUK quer apoiar os pais e mães nisso mesmo, hoje, amanhã, e no futuro.

O aniversário é comemorado com a campanha "60 Anos de Inspiração" já que nada poderia ser mais inspirador do que a vida com um bebé e todos os momentos maravilhosos, pequenos milagres, e aventuras que todos os pais vivem com os seus filhos.

 

Biografia da marca NUK – episódios de uma história real

Seis décadas, em que muito aconteceu – tal como na vida real. A história da NUK é longa e excitante: partiu da ideia de inventar uma tetina adequada ao maxilar, para se especializar em todos os diferentes aspetos da vida dos bebés e crianças.

Saiba como a NUK, juntamente com a medicina, a ciência e a sociedade, trabalhou para ajudar muitos milhões de crianças, e seus pais, nos últimos 60 anos. Todos os anos, e todas as gerações, deixaram a sua marca no conhecimento NUK, e ajudaram-nos a ganhar uma enorme experiência. Leia, e divirta-se, com a biografia da marca NUK!

Os anos 1950

O milagre económico e os Baby Boom.

[Translate to portugese:] [Translate to portugese:] The 1950s

Na década de 1950, a Alemanha estava de mãos cheias com o chamado "milagre económico". Havia muito a fazer na nova República Federal da Alemanha, e os conhecimentos técnicos não estavam suficientemente difundidos. Foi também quando aconteceram as primeiras férias relaxantes no estrangeiro, foram vistos filmes no cinema e as ancas abanaram com o rock 'n' roll.

Os anos 50 (1950)

Uma invenção da NUK que trás grande mudanças.

[Translate to portugese:] The 1950s

Com o baby boom da década de 1950, também foi maior a necessidade de melhores produtos para bebés. A amamentação não “estava na moda”; as crianças foram criadas com um biberão. Muitas crianças chupavam os seus polegares ou eram-lhes dados panos enrolados para satisfazer o seu reflexo de sucção. As consequências eram muitas vezes dramáticas: dentes tortos, cárie dentária e distúrbios da fala. Já no final da década de 1940, os peritos odontológicos, Prof. Dr. Wilhelm Balters e Dr. (médico-dentista) Adolf Müller, descobriram que os bebés que tinham sido amamentados desenvolveram significativamente menos dentes tortos, o que os levou a fazer uma maior pesquisa sobre sucção, sobre o ato de beber, e sobre amamentação. O resultado foi a invenção da primeira tetina de forma assimétrica modelada na fisiologia do mamilo de uma mãe durante a amamentação. "Natural e adequada para o maxilar" foi o nome dado a esta forma, que ainda é usada na produção de tetinas e chupetas NUK.

No início, os consumidores desconheciam os benefícios das novas tetinas e chupetas pelo que a NUK visitou clínicas e parteiras para explicar o conceito médico da forma assimétrica. Na mesma altura, aumentou o interesse geral na saúde dental pelo que não demorou muito para que as tetinas e chupetas NUK fossem vistas na boca de um número cada vez maior de bebés felizes. Quase todos já vimos fotografias dos nossos pais, ou de nós próprios, com a chupeta de cor branca NUK original. No final dos anos 50, a marca NUK estava a tornar-se numa marca reconhecida por todas as famílias.

Os anos 1960

New Age e o progresso do planeamento familiar.

[Translate to portugese:] [Translate to portugese:] The 1960s

Na década de 1960 um tipo especial de magia pairava no ar. Beatles, minissaias, a alunagem, emancipação – a vida tornou-se mais colorida, divertida, diferente. A tecnologia moderna foi responsável por um número significativo de mudanças nesta década e alcançou importantes avanços, audíveis, visíveis, tangível, que ainda hoje são relevantes.

Os anos 60

Uma vasta gama NUK como resposta às crescentes exigências e ao novo planeamento familiar.

[Translate to portugese:] [Translate to portugese:] The 1960s

O progresso também mudou a parentalidade, a assistência à infância e o planeamento familiar. Depois de ser aprovada nos EUA em 1960, a "pílula" estava disponível também na Alemanha, um ano depois: uma inovação que não só afetou o planeamento familiar, mas também mudou significativamente o papel das mulheres. A sociedade mudou: as mulheres agora podiam planear a gravidez. Muitas concentraram-se na sua educação e carreira em primeiro lugar e deixar os bebés para mais tarde - ter um bebé foi, cada vez mais, uma decisão consciente. E com isto, os requisitos e as exigências feitas sobre todos os diferentes tipos de cuidados para bebés e crianças, mudaram.

A fralda descartável foi inventada e o carrinho de bebé tornou-se um objeto de prestígio. A medicina continuou a desenvolver-se: em 1967 tivemos a primeira ecografia. Também na alimentação para bebés houve desenvolvimentos significativos, nomeadamente a alimentação de bebés à base em leite em pó.

Essencialmente, era uma invenção prática para as mães, mas apresentava novos desafios à NUK: era difícil encher o leite em pó nos biberões de gargalo estreito utilizamos até então. A NUK reagiu prontamente com o lançamento de um novo biberão com uma abertura mais ampla. Pouco depois, com o lançamento da tampa de rosca, o que finalmente significou que a fórmula do bebé poderia ser transportada, despejada no biberão e sacudida, sem vazamento, tornando tudo muito mais fácil para as mães. A empresa manteve-se em cima dos acontecimentos e com recurso a látex líquido, colocou rapidamente em produção, e no mercado as tetinas NUK com a sua forma correta para o maxilar, e com isso, respondeu à procura constante e crescente.

Os anos 70 (1970)

Movimentos sociais e desenvolvimento pessoal.

[Translate to portugese:] [Translate to portugese:] The 1970s

A década de 1970 foi notável. Não era apenas o flower-power, calças com boca-de-sino, o disco-sound e uma variedade crescente de lifestyles que originaram esta entusiasmante década, mas também movimentos sociais, que nasciam por toda parte. As histórias que se criaram e entrelaçaram nesta década podem ser rastreadas, na sua maior parte, para esta mudança na consciência social: as pessoas estavam mais conscientes de si mesmas e do seu ambiente e isso refletia-se no seu desenvolvimento natural.

Os anos 70 (1970)

Os princípios naturais os produtos NUK são uma combinação perfeita para a nova aceitação da inevitabilidade da natureza.

[Translate to portugese:] The 1970s

Isso também era válido para a imagem dos bebés. Os bebés eram agora cada vez mais vistos como personalidades independentes, que comunicam com o seu ambiente desde o início e têm sentimentos e memórias. Com isto, as emoções dos bebés tornaram-se o foco de atenção dos pais, médicos e da sociedade. As mulheres deixaram de dar à luz em casa, passando a fazê-lo em clínicas, onde os serviços para mulheres grávidas, crianças e pais tinham melhorado consideravelmente. A NUK visitou médicos, enfermeiras e parteiras nos hospitais para falar com eles, dar conselhos - e para se inspirar. E fê-lo com sucesso: em 1971, a NUK introduziu a primeira tetina descartável para biberões do mundo. Tetinas e tampas de enroscar foram pré assembladas e, particularmente importante em clínicas, pré-desinfectadas e embaladas higienicamente e individualmente. Outros produtos médicos especializados, tais como tetinas para necessidades especiais resultaram do trabalho em estreita colaboração com os profissionais dessas clínicas. 

Em meados da década de 1970, o chamado "Rooming in" tornou-se popular nos hospitais: as mães podiam manter os seus bebés recém-nascidos nos seus próprios quartos e não apenas nas enfermarias neonatais. A NUK também queria oferecer aos bebés e pais os melhores cuidados, tendo expandido os seus serviços de consultoria nas clinicas.  

O "retorno à natureza" também levou ao renascimento da amamentação em casa. Para adicionar suporte a este tipo de alimentação natural e "contato próximo" com os bebés, a NUK começou a fornecer outros produtos de suporte à amamentação, como protetores de mamilo, para proteção de mamilos sensíveis. Mas a maior inovação da NUK nesta década teve a ver com o ar: graças à invenção de uma tetina com ventilação em 1979, deixava de criar-se vácuo no biberão durante a sua utilização, pelo que os bebés engoliam menos ar, e tinham menos dores de barriga.

E porque as tendências bem-sucedidas travam expandem-se facilmente, em todo o mundo, já existiam produtos NUK em mais de 48 país até ao final da década de 70.

Os anos 80 (1980)

New Wave e cores. Muitas cores

[Translate to portugese:] The 1980s

A década de 80 trouxe-nos a Madonna, o primeiro “home computer”, novas combinações de cores, novos canais de televisão, enchumaços, e a queda do Muro de Berlim. Uma grande misturada. Os anos 80 foram caracterizados por muitas mudanças, algumas em simultâneo. Portanto não nos podemos admirar que o mundo tivesse parecido muito diferente ao sair dessa década – incluindo os bebés.

Os anos 80 (1980)

Muita cor e um material sintético incolor.

[Translate to portugese:] The 1980s

Na época, foi uma espécie de milagre: em 16 de Abril de 1982, quatro anos após o nascimento do primeiro bebé-proveta no Reino Unido, o primeiro bebé-proveta nasceu em Erlangen, Alemanha, graças à fertilização in vitro. As pessoas, que antes não podiam ter filhos, podiam agora ter esperança. As taxas de natalidade subiram pela primeira vez desde a década de 1960 e os países procuravam formas de facilitar a parentalidade como, por exemplo, a licença de maternidade estendida, que agora permitia às mães poderem voltar para o seu emprego depois de um ano. (na Alemanha)  

Houve também grandes inovações para os bebés: ainda mais do que nas décadas anteriores, o objetivo era agora simplificar ainda mais as rotinas diárias das mães e seus bebés. Os primeiros monitores do bebé chegaram ao mercado, bem como melhores assentos de criança para o carro. No geral, melhorou bastante a segurança das crianças.

Com o slogan "Some Motherly Love" a NUK também trabalhou arduamente para os pais e seus bebés nesta década. Como pioneira em produtos naturais para os bebés, colocou todo o seu conhecimento ao serviço de outras áreas da vida: a amamentação foi recomendada, como ainda o é hoje, e para tornar este ato de amor mais fácil para as mães e para os seus bebés, a NUK lançou no mercado discos absorventes e bombas tira-leite elétricas. A NUK desenvolveu ainda outros produtos, que se tornavam cada vez mais necessários: escovas de dentes para bebé, mordedores para aliviar as dores no rompimento dos dentes, e novos bacios. O esterilizador, em parceria com especialistas, foi introduzido em 1985 para uma desinfeção mais prática, com recurso a vapor. A NUK entrou num novo setor de produtos: "Silicon Valley" nos EUA crescia e um novo “super-material”, a silicone, encontrou um caminho direto para a NUK. Começou uma revolução nas chupetas: chupetas de silicone, uma alternativa às chupetas de látex.

Nesta década, não foi só a moda, e o setor automóvel que utilizou mais cores, também a NUK, sempre na vanguarda das tendências, experimentou novas cores nos seus produtos, graças às novas tecnologias de impressão.

Os anos 90 (1990)

Explorando resultados e eletrificando a tecnologia.

[Translate to portugese:] The 1990s

Nos anos 90, o progresso moveu-se ainda mais rapidamente: a Internet, a música eletrónica "techno" (EDM) e os telemóveis foram inventados. Mais alto, mais longe, mais rápido, poderiam ser as três expressões que melhor descrevem esta década.

Ao mesmo tempo, os cientistas concentravam-se cada vez mais nos bebés e crianças. Estudos a longo prazo e resultados de novas pesquisas demonstraram que os bebés reagem desde cedo ao seu ambiente e que esta interação tem efeitos no seu desenvolvimento. Foi o ponto de partida para inúmeros programas de apoio pré e pós-natal. A música clássica dizia-se aumentar o bem-estar fetal e a inteligência, e os brinquedos permitiam uma aprendizagem precoce. Na Alemanha, o direito a um lugar num jardim de infância para todos os bebés tornou-se legalmente obrigatório, e graças à tecnologia, o local de trabalho tradicional tornou-se mais flexível, as mães eram cada vez mais capazes de combinar o trabalho e a vida familiar.

Os anos 90 (1990)

Nos anos 90, a NUK trouxe “tetinas que crescem com o seu bebé”, e patos às riscas.

[Translate to portugese:] The 1990s

As últimas descobertas antropológicas (estudos da humanidade) permitiram perceber que, tanto para as tetinas quanto para as chupetas, não é apenas importante a forma adequada ao maxilar como também o tamanho. A NUK reagiu imediatamente, com o primeiro conceito de tamanho flexível, : crescente, para tetinas e chupetas, com os tamanhos correspondentes aos estágios mais importantes de desenvolvimento: lactentes, entre 0-6 meses, bebés com mais de 6 meses, e crianças com mais de 18 meses.

Na NUK, sem falsas modéstias, os anos 90 foram férteis em ideias: em 1998 lançou no mercado o copo de beber “que não verte”, para ajudar as crianças a, mais rapidamente aprenderem a beber sozinhas, num copo similar ao dos adultos.

Novos processos de controle de qualidade, novas tecnologias e inovações, significaram novos desenvolvimentos em produtos NUK existentes.

Já com o slogan "Compreendendo a Vida", a NUK ganhou nos anos 90, pela primeira vez, um lugar no coração das crianças: biberões e chupetas decorados, entre outros produtos, com personagens populares e simpáticas, como o JANOSCH ou o Snoopy. Em 1998 a NUK estava finalmente disponível on-line, oferecendo aos pais informações e dicas práticas 24 horas por dia.

O novo século. O anos 00 (2000)

Novas ideias para velhos hábitos

[Translate to portugese:] The 2000s

Com o novo milénio chegaram novas palavras: a informação é agora googlada, os amigos são adicionados, os produtos são encomendados online, as informações pessoais são partilhadas e as pessoas estão "online" grande parte do tempo. Google, Facebook, Amazon, iPhone e companhia mudaram os nossos dias.

Uma das frases do novo século foi a "mudança demográfica". A questão "maternidade ou carreira profissional?" foi muito discutida. As taxas de natalidade diminuíram drasticamente. As mães queriam filhos…e uma carreira profissional! As mulheres do novo século não eram mais apenas mães, desempenhavam outros papéis na vida. As novas famílias queriam desfrutar da sua felicidade, sem compromissos. A alocação de papéis teve que ser redefinida, mais uma vez. Na Alemanha, em 2001, a "licença de maternidade" tornou-se "licença parental", dando a qualquer dos pais a oportunidade de tirar um tempo de trabalho; e desde 2007, uma mãe ou um pai, em licença parental recebe, além disso um apoio monetário adicional. Nos anos 90 sabia-se muito sobre crianças e bebés - e essas descobertas tinham que ser aplicadas às rotinas diárias das famílias.

O novo século. O anos 00 (2000)

Com a mudança do século, a NUK trouxe soluções práticas para a mudança das rotinas familiares.

[Translate to portugese:] The 2000s

Na entrada do novo século a NUK interpretou literalmente o seu slogan "Understanding Life" e foi pioneira no desenvolvimento de numerosos produtos que ajudaram a tornar a vida das crianças e dos seus pais mais saudável e organizada. Para tal foram de relevante importância não apenas os avanços na medicina como ideias inteligentes.

Em 2003 a NUK lançou o sistema combinado de biberão e tetina "NUK FIRST CHOICE". Em 2006, o programa NUK Oral Care chegou ao mercado com o objetivo de um desenvolvimento oral mais saudável e higiénico. Em 2007, chegou a chupeta mais avançada de sempre a NUK Genius; a sua forma otimizada combinou todas as descobertas científicos que a NUK recolheu até à produção da chupeta. Em 2010, a NUK entrou em território completamente novo com o detergente para biberões e tetinas NUK. No final da primeira década do século XXI existiam diversos produtos novos que se adaptavam perfeitamente a estilos de vida familiares.  

Os anos 10 (2010)

“Compreendendo a vida”. Literalmente.

[Translate to portugese:] The 2010s

A década de 2010 começou como as últimas seis décadas: com novas crianças. A procura de produtos naturais adequados aos bebés e crianças mudam constantemente – cada geração tem necessidades diferentes.

Os anos 10 (2010)

Inovações marcaram o início desta década para a NUK.

[Translate to portugese:] The 2010s

Em 2011, a NUK trouxe um programa para o mercado que torna a vida mais fácil para as jovens famílias: “NUK Easy Learning” com diversos produtos que ajudam os mais pequenos a, por exemplo, aprender a beber sozinhos – brincar e saborear, gole a gole. Em 2012, a NUK introduz mais uma inovação, desta vez mundial. O NUK Thermo Light: um aquecedor de alimentos para bebés, que aquece os alimentos de forma suave e higiénica, recorrendo a tecnologia com luz, sem água.

No mesmo ano chegaram as tetinas NUK First Choice: a nova geração de tetinas para uma alimentação tranquila, como no mamilo de uma mãe. Este produto foi desenvolvido com o apoio não só de médicos e parteiras, mas também por mães, as melhores pessoas para saberem como deve ser a tetina de um biberão.  

Com excelentes produtos para aprender a comer, uma nova chupeta, e novos produtos para o lar e cuidados diversos, a NUK continua a apresentar muitas ideias, e produtos, para simplificar as vidas das crianças e dos pais. Esta década apenas começou e, na NUK, estamos ansiosos para ver que grandes ideias o futuro nos reserva! 

What is new

Good to know