NUK



„Eu respondo às
  tuas questões...
   e a NUK às minhas.“

NUK. Understanding Life.

Pais perguntam – A NUK responde

Você não conhece a Joana Figueiredo de Coimbra, mas há algum tempo atrás ela teve a mesma dúvida que você: neste espaço pode encontrar as respostas às perguntas mais frequentes das “novas” mães, bem como informações práticas e dicas úteis.

Gostaria de saber mais ou tem uma perguntar para fazer? Entre em contato com o nosso serviço de Apoio aos pais NUK por e-mail, correio, telefone ou Facebook. Aguardamos por si!

Perguntas mais frequentes (FAQ)

Escolha o tema pretendido

Tetinas

> As tetinas NUK em látex são totalmente inócuas para a saúde?

Sim, garantidamente! As tetinas NUK de látex são regularmente testadas por diversos institutos independentes de renome (por ex. Fresenius) preenchendo, em excesso, todos os requisitos de segurança. As substâncias N-nitrosáveis têm sido declaradas carcinogénicas desde há algum tempo atrás, pelos media; no entanto estes esquecem-se de mencionar que as substâncias N-nitrosáveis, como os aminos secundários, estão igualmente presentes em muitos alimentos, mas não são carcinogénicos só por si. Para que o sejam, é necessário que se dê primeiro uma reação química. Uma porção de peixe, por exemplo, contém 10 mg desta substância. Isto equivale à quantidade de substâncias N-nitrosáveis que seriam ingeridas se 20 mil tetinas (uma tetina nova todos os dias) fossem continuamente utilizadas durante cerca de 55 anos! Estes valores devem dar uma ideia clara do nível de segurança que as tetinas NUK oferecem atualmente, e o porquê de as mesmas terem recebido uma classificação de "muito bom" em quase todos os testes de qualidade.

> Qual é a diferença entre tetinas de látex e tetinas de silicone?

As tetinas NUK em látex são feitas de uma borracha natural ou látex, um material natural de grande qualidade. Látex é um material particularmente durável - bastante flexível e muito resistente aos puxões e rasgões. No entanto, por ser um material natural, a gordura contida na comida vai deteriorando o material. A luz solar direta também provoca a deterioração, mais depressa que o normal, razão pela qual devem ser guardadas cuidadosamente. Em regra, as tetinas de látex devem ser substituídas a cada 1 a 2 meses, o mais tardar quando começar a ficar pegajosa.

As tetinas NUK em silicone são feitas com um material sintético de grande qualidade. O silicone é particularmente resistente à temperatura. A luz solar direta e a gordura contida nos alimentos não provoca o envelhecimento do material. No entanto, pode ser mais facilmente danificada. A tetina em silicone deve ser imediatamente substituída sempre que se verificar marcas de mordeduras para prevenir outras falhas. Por razões de higiene, recomenda-se a substituição das tetinas a cada 1 a 2 meses.

> As tetinas NUK de látex podem provocar alergias?

As tetinas NUK de látex, de há alguns anos para cá são testadas para determinar a quantidade de alergénio no látex de um ponto de vista imunológico. Os resultados não revelam qualquer potencial alergénico mensurável e comprovam a considerável experiência positiva que ganhámos em mais de 50 anos de atividade. Na realidade, não existem produtos de látex totalmente livre de riscos para quem é alérgico ao látex - mesmo quando os produtos contêm menos de 30 mg/kg de proteínas solúveis, o que acontece com as tetinas NUK de látex!

> Onde posso comprar tetinas NUK do tamanho 3?

As tetinas NUK são apenas fabricadas em 2 tamanhos: Tamanho 1 para bebés dos 0 aos 6 meses; tamanho 2 para bebés a partir dos 6 meses. As tetinas de silicone devem ser usadas só até aos 18 meses de idade uma vez que a primeira dentição pode danificar o material. De qualquer maneira, por esta altura, a maior parte das crianças estão preparadas para comer de forma independente - e aqui recomenda-se a substituição pelos Copos de Aprendizagem NUK.

As idades aqui especificadas são recomendações. Em regra, o seu filho saberá indicar-lhe o tamanho de tetina que prefere. Por favor, tome nota de que nenhum biberão deve ser encarado como um substituto da chupeta. A sucção constante no biberão que contém bebidas, alimentos e sumos de frutos/vegetais ácidos pode causar a cárie dentária.

> As tetinas ventiladas NUK ficaram peganhentas. Porque é que aconteceu isto?

Se a parte de borracha da tetina NUK em látex começa a ficar peganhenta e a inchar, estas são caraterísticas típicas da degradação que costumam surgir após cerca de 4 semanas de utilização. A razão: As tetinas NUK de látex são fabricadas em látex natural de alta qualidade.

A vida de uma tetina depende de vários critérios - os alimentos e os componentes da saliva do bebé têm um papel importante – assim como a gordura presente nos alimentos acelera o processo de deterioração da tetina. Outras influências externas, como os efeitos da luz direta ou do calor, poderão danificar o material natural. O nosso conselho: Guarde as tetinas longe da luz direta e do calor.

Ferver as tetinas prolongadamente ou utilizar uma panela de pressão para as esterilizar pode igualmente causar a deterioração. As tetinas, depois de lavadas, devem ser esterilizadas ou num esterilizador a vapor ou numa panela, durante 3 minutos. É importante que a tetina seja colocada na água quando esta já se encontra a ferver, que o tempo de esterilização não ultrapasse os 3 minutos e que a tetina seja seca ao ar.

Todas as tetinas NUK são sujeitas a um controlo rigoroso e a testes regulares. Como os nossos produtos têm sucesso mundial, os mais elevados padrões internacionais de qualidade são aplicados – para sua segurança.

> Existem agora apenas biberões e tetinas NUK FIRST CHOICE?

A nova geração de biberões NUK First Choice é uma extensão dos biberões já existentes recomendados por peritos (enfermeiros obstetras, pediatras, etc.) e foram igualmente testados por mães. A nossa linha antiga, ou seja, os nossos biberões clássicos e tetinas ventiladas, continuará à venda.

> Porque é que não consigo encontrar à venda biberões sem a tetina?

De facto, apenas oferecemos os biberões NUK completos com tetina de tamanho 1 ou 2. A explicação é simples: Por um lado, as prateleiras da maior parte das lojas não possuem espaço suficiente para dispor ambos biberões com e sem tetina.

Como a maioria dos biberões é vendida pouco antes ou logo após o nascimento do bebé, as tetinas de tamanho 1 são as indicadas. Mais importante ainda, a única forma de garantirmos o seu funcionamento ideal é quando a tetina, o biberão e os acessórios são compatíveis - como acontece com os produtos NUK.

Chupetas

> Porque é que o formato das chupetas NUK não é simétrico como o das chupetas das outras marcas?

Isto acontece porque a natureza é o modelo do formato especial das tetinas e chupetas NUK. As tetinas NUK simulam o formato do mamilo na posição natural da amamentação.

O formato das chupetas e tetinas NUK foi concebido para simular os movimentos de sução e deglutição durante a amamentação natural. Assim, garantimos que o maxilar e os músculos faciais são exercitados da maneira correta.

Se a chupeta NUK se encontrar colocada corretamente nesta posição para acalmar a criança, ajudar a prevenir o chuchar no dedo, que pode causar problemas no crescimento dos maxilares e no posicionamento dos dentes e treinar a maxila no intervalo das refeições, a criança beneficiará de todas vantagens do formato NUK e da sua origem científica - proporcionar um desenvolvimento maxilar saudável e natural.
Mais informação disponível em - O formato NUK.

> Chupetas redondas versus chupetas assimétricas: Qual a melhor?

Isto acontece porque a natureza é o modelo do formato especial das tetinas e chupetas NUK. As tetinas NUK simulam o formato do mamilo na posição natural da amamentação.

O formato das chupetas e tetinas NUK foi concebido para simular os movimentos de sução e deglutição durante a amamentação natural. Assim, garantimos que o maxilar e os músculos faciais são exercitados da maneira correta.

Se a chupeta NUK se encontrar colocada corretamente nesta posição para acalmar a criança, ajudar a prevenir o chuchar no dedo, que pode causar problemas no crescimento dos maxilares e no posicionamento dos dentes e treinar a maxila no intervalo das refeições, a criança beneficiará de todas vantagens do formato NUK e da sua origem científica - proporcionar um desenvolvimento maxilar saudável e natural.
Mais informação disponível em - O formato NUK.

> Como sei se uma chupeta é ortodonticamente adequada?

Fundamentalmente, uma chupeta deve adaptar-se fisiologicamente ao maxilar da criança e permitir espaço suficiente para o movimento da língua. Uma tetina plana, ou seja, com uma superfície inferior ligeiramente arredondada para cima, facilita a posição natural da língua e suporta o desenvolvimento desta e do maxilar inferior e superior. É também importante assegurar que a chupeta é macia e flexível. É recomendado que a parte da tetina mais próxima do escudo labial seja estreita o suficiente para permitir o mínimo possível de pressão nos maxilares e nos dentes.  Mais informação sobre este tópico em Formato NUK.

> Há problema se o bebé utilizar a chupeta incorretamente, por exemplo, ao contrário?

Fundamentalmente, uma chupeta deve adaptar-se fisiologicamente ao maxilar da criança e permitir espaço suficiente para o movimento da língua. Uma tetina plana, ou seja,  com uma superfície inferior ligeiramente arredondada para cima, facilita a posição natural da língua e suporta o desenvolvimento desta e do maxilar inferior e superior. É também importante assegurar que a chupeta é macia e flexível. É recomendado que a parte da tetina mais próxima do escudo labial seja estreita o suficiente para permitir o mínimo possível de pressão nos maxilares e nos dentes.  Mais informação sobre este tópico em Formato NUK.

> Já ouvi diversos rumores sobre as chupetas: Há desvantagens no seu uso?

Pode começar a contribuir para o saudável desenvolvimento oral do bebé assim que ele nasce. Durante a amamentação o bebé aprende o correto movimento de chuchar e engolir. Esta função da boca é a pedra basilar de toda a aprendizagem que se aproxima. Quanto melhor correr a amamentação, melhor correrá a alimentação com biberão e melhor decorrerá o desenvolvimento da fala. Uma chupeta ortodonticamente correta imita a função do mamilo, suportando assim o primeiro passo de aprendizagem do seu bebé. Enquanto o bebé simula os movimentos naturais ao chuchar na chupeta, e treina os músculos nesse processo, só poderemos recomendar o uso da chupeta. Caso a mesma ande solta na boca do bebé então é preferível de parar de usá-la. As crianças não devem ser desnecessariamente encorajadas a utilizar uma chupeta e esta nunca deve ser coberta de algum tipo de doce. Se a chupeta cair da boca depois do bebé adormecer não deve voltar a ser inserida.
 
Os últimos estudos científicos demonstram que o uso de chupetas diminui o risco de síndrome da morte súbita (ver FAQ abaixo).

> Podem as chupetas reduzir o Síndrome da Morte Súbita Infantil?

Estudos internacionais demonstram que o uso da chupeta tem um efeito positivo contra o Síndrome da Morte Súbita Infantil. De forma a melhor explorar esta descoberta, cientistas do American Academy of Pediatrics (AAP) (2) analisaram dois estudos internacionais de grande relevância, de 1966 a 2004. Chegaram à conclusão que as crianças que dormem com chupeta tem um risco muito inferior de Morte Súbita Infantil. As razões para isto ainda são desconhecidas.

A academia American Academy of Pediatrics aconselha a utilização de uma chupeta sempre que as crianças são colocadas a dormir, tanto de dia como de noite. Isto cobre a idade em que o Síndrome da Morte Súbita Infantil mais ocorre bem como durante os períodos em que as crianças têm mais necessidade em chuchar. As crianças não devem ser desnecessariamente desencorajadas a usar chupetas nem estas devem ser cobertas com algum tipo de doce por razão alguma. Se a chupeta cair da boca do bebé enquanto este dorme, não deverá voltar a colocar a chupeta na boca do bebé.(3)
A forma mais eficaz de proteger o seu filho é explicada através das seguintes regras:

Se possível, amamente o seu filho. Ele adora o contacto corporal, e a amamentação providência afeto tanto para o corpo como para a alma. O leite materno também irá proteger o seu filho contra alergias e infeções.

Recomendações:
- Coloque o seu bebé de barriga para cima enquanto dorme. Esta é a melhor e mais segura posição para o seu filho dormir.
- Não fume enquanto está grávida nem depois de o seu filho nascer. O risco de Morte Súbita Infantil aumenta com cada cigarro!
- Assegure ao seu filho um ambiente saudável para dormir: No seu quarto, no seu próprio berço, num colchão firme e com édredon para bebé. Mantas, almofadas e grandes brinquedos de peluche não pertence ao berço! Mantenha o quarto bem ventilado e não o vista com demasiada roupa.
- Se detetar alguns sinais de doença ou caso o seu filho esteja irrequieto contacte o seu pediatra.(4)


(1) Fonte: Gemeinsame Elterninitiative Plötzlicher Säuglingstod (GEPS) Deutschland e.V. (German national SIDS organisation)

(2) Fundado em 1930, a American Academy of Pediatrics tem cerca de 60,000 membros nos EUA, Canadá e América Latina, dedicados à saúde física, psicológica e social de crianças e adolescentes.

(3) Fonte: American Medical Journal "Pediatrics" (2005; 116 3716-e723)

(4) Recomendações da brochura "How can my baby sleep safely?" do Hamburgischen Arbeitsgemeinschaft für Gesundheitsförderung e.V. (Grupo de trabalho   de Hamburgo para promoção da saúde) em cooperação com a Hamburger Behörde für Soziales, Familie, Gesundheit und Verbraucherschutz (Autoridade de Hamburgo para os Assuntos Sociais, Familiares, Saúde e Proteção do Consumidor) e a Hamburg-Eppendorf Universitätsklinikum (Clínica Universitária de  Hamburgo-Eppendorf).

> Pode uma chupeta prejudicar os dentes da mesma forma que chuchar no dedo?

Antes que o seu filho se dedique a chuchar no dedo ou o canto do cobertor da cama, dê-lhe uma chupeta ortodôntica. Em comparação com o dedo, a chupeta é bem mais flexível...

Quando uma criança chucha no dedo durante um longo período os incisivos superiores são puxados para a frente e os inferiores para trás. Pode até acontecer que os dentes de cima não tocam nos de baixo (abocclusion) e/ou uma retrusive occlusion: o maxilar inferior é deslocado do seu centro, sendo necessário tratamento ortodôntico numa fase posterior. Não nos podemos também esquecer do facto que é mais fácil afastar a chupeta do seu filho do que o seu próprio dedo.

> Qual é diferença entre uma chupeta de dia e uma chupeta para dormir?

 As chupetas normais não possuem “botão” e o anel não pode ser espalmado, permitindo que o bebé coloque e tire a chupeta sem precisar de ajuda. Regra geral, chupetas para dormir são aquelas chupetas sem anel, ou que o anel fica espalmado contra o escudo da chupeta. O escudo de proteção labial tem este formato, de forma a evitar que se formem pontos de pressão. Nas nossas chupetas de dia, este anel está posicionado um pouco mais afastada do escudo de proteção, para ser mais fácil para o bebé agarrar.

Em termos de desenho, função e tamanho da tetina, não existe diferença entre as chupetas para dormir e as normais. Uma chupeta para dormir pode, portanto, ser utilizada igualmente como chupeta normal e vice-versa. No entanto, existem diferenças consideráveis na maneira como ambas são usadas. Se, por exemplo, enquanto o seu filho dorme, se formam pontos de pressão, recomendamos o uso de uma chupeta para dormir.

> Que chupeta é melhor: silicone ou látex?

A escolha do material depende da preferência pessoal pois cada um dos materiais tem as suas vantagens. E claro, ambas as chupetas podem ser usadas alternadamente. Se o seu bebé recusar uma tetina de látex por causa do sabor, ferva-a em leite durante três minutos. Contudo, ao ferver a tetina e com isso neutralizar o seu sabor, também estará a reduzir a duração da mesma pois o leite contém matéria gorda que envelhece o material da tetina. Com o nascimento dos primeiros dentes as chupetas de látex são mais adequadas pois resistem melhor às dentadas do que as chupetas de silicone.

Quais as diferenças:
As chupetas NUK de látex são feitas de borracha natural, um material de grande qualidade. O látex é um material extremamente duradouro e flexível. Graças à sua grande resistência, são particularmente adequadas aos bebés que já têm dentes. Uma das desvantagens é não poderem ser expostas à luz solar direta, pois os raios UV danificam o material. Existe no entanto, um lado positivo na sua descoloração: é um sinal de que a chupeta precisa de ser substituída (aproximadamente 1 a 2 meses). Outra vantagem é o facto de o látex, como um material natural, poder ser reciclado de forma amiga do ambiente.

As chupetas NUK de silicone são feitas de um material sintético de alta qualidade. Este material é particularmente resistente à temperatura. A luz solar direta e a gordura dos alimentos não envelhece este material. No entanto, o material silicone pode ser facilmente danificado. A chupeta de silicone deve ser imediatamente substituída sempre que se verificar marcas de mordeduras para prevenir outras falhas.

> As chupetas NUK contêm bisphenol-A?

As chupetas não têm policarbonato (PC) e portanto também não têm bisphenol-A, matéria-prima daquele. O policarbonato foi substituído pelo igualmente leve e cremoso polipropileno (PP) ou titânio transparente. Ambas as substâncias foram testadas de forma exaustiva por institutos independentes de renome garantindo-se a inexistência de BPA.

> O que devo ter em conta na limpeza da chupeta?

Antes de utilizar a chupeta pela primeira vez lave-a com um liquido adequado (por ex. o NUK Rinsing Agent) e depois ferva-a durante aproximadamente 5 minutos. Remova quaisquer líquidos remanescentes na tetina ou deixe simplesmente a secar. Nunca lave a chupeta na máquina de lavar louça, pois pode danificar o material. Os adultos não devem em qualquer caso limpar a chupeta com a sua própria boca, pois podem passar diversas bactérias. O mesmo relativamente a colheres ou tetinas de biberões. Se a chupeta está suja passe-a por bastante água corrente. Correntes e fitas para chupetas podem ser utilizadas para prevenir não só a perda da chupeta mas também o cair no chão.

> Há água dentro da chupeta depois de a ter fervido!

Todas as chupetas NUK vêm equipadas com o AIR SYSTEM. A válvula garante que, quando apertado, a tetina da chupeta deixa sair o ar, adaptando-se assim a chupeta à cavidade oral. Ao ferver a chupeta, a água poderá entrar por este pequeno orifício e permanecer na tetina da chupeta..

A nossa dica: Após ferver, pressione a tetina da chupeta imediatamente para retirar a água que poderá ter entrado.

> A chupeta espalmou completamente depois de fervida!

Caso se crie um vácuo dentro da chupeta, na maior parte dos casos, poderá eliminá-lo através de um simples truque: puxe um pouco a tetina de forma firme. Não tenha receio, já que a tetina e o disco estão ligados de tal forma que são resistentes a puxões.

Poderá criar-se um vácuo na tetina quando, por exemplo, ao ferver a chupeta, o AIR SYSTEM ficar bloqueado. Explicação: A válvula garante que, quando apertado, a tetina da chupeta deixa sair o ar, adaptando-se assim a chupeta à cavidade oral. Se este truque não resultar, remeta-nos a chupeta em questão e enviar-lhe-emos uma nova gratuitamente.

> Quando devo substituir a chupeta?

Em regra, a chupeta com tetina de látex deve ser substituída a cada 1 ou 2 meses tal como uma escova de dentes, ou no máximo, quando começa a ficar pegajosa. Uma chupeta com tetina de silicone tem de ser imediatamente substituída depois da primeiras marcas de dentadas ou quaisquer outras marcas visíveis. É recomendado que as chupetas sejam substituídas mais cedo caso o seu filho fique constipado ou com a garganta infetada, para evitar repetição de contaminações.
A partir de que altura posso dar uma chupeta ao bebé?

Desde que nasce. Os bebés têm uma necessidade natural de sucção. Uma chupeta permite-lhes satisfazer essa necessidade. É também uma ajuda para treinar a amamentação.

> Em que situações é aconselhado utilizar uma chupeta?

Uma chupeta é para ser sugada, para encorajar, para confortar ou acalmar o bebé. Se a chupeta anda solta na boca, sem qualquer propósito, deve ser colocada de parte.

> Quando deve o bebé deixar de usar a chupeta?

É tempo de deixar a chupeta partir, gradualmente, a partir dos 3 anos de idade.

Biberões

> Os biberões NUK podem ir à máquina de lavar louça?

Não lave os biberões NUK em PP (biberões NUK em plástico propipopileno) na máquina de lavar louça. O material é adequado para ser fervido, resistindo a temperaturas de 97º C.
Esta temperatura não é atingível na máquina de lavar louça mas os agentes de limpeza presentes nos detergentes para máquinas de lavar são, geralmente, muito agressivos e danificam não só o material como os desenhos do biberão. O resultado é a degradação do material que pode, inclusivamente, levar a que o biberão parta.

> Os novos biberões NUK First Choice podem ser aquecidos no Aquecedor de Biberões NUK e esterilizados no Esterilizador a Vapor?

O nosso Aquecedor de Biberões NUK é compatível com os biberões NUK First Choice. O Esterilizador a Vapor NUK com capacidade para 6 biberões foi redesenhado, para que o cesto consiga acomodar biberões standard, assim como biberões NUK First Choice.

Diversos

> O que posso fazer se perder o manual de instruções?

Não há problema. Pode fazer o download dos Manuais de Instrução disponíveis, a qualquer altura - e claro, sem qualquer custo.

> É possível comprar produtos NUK diretamente à fábrica?

Poderá encontrar produtos NUK perto de si, em lojas de artigos para bebé, na secção infantil de diversas lojas e supermercados, assim como em farmácias e parafarmácias.

Caso o produto NUK que deseja não se encontra disponível, geralmente poderá ser encomendado diretamente na loja. Para isso, basta indicar o código CPN do artigo (disponível na página de produto). A exceção são as grandes superfícies que estão sujeitas a uma lista de produtos definida e não têm a possibilidade de solicitar encomendas.

Poderá ainda entrar em contacto connosco por e-mail, carta ou telefone , descrever a sua área de residência e o artigo que procura. Entraremos em contacto com as lojas mais perto de si ou lojas online que comercializam os nossos produtos no sentido de disponibilizarem o produto para si.

> Acabei de ter um filho. Podem enviar-me amostras?

Ficamos muito contentes com o seu interesse nos produtos NUK. Com certeza que estamos dispostos a enviar-lhe material informativo, com várias informações úteis sobre a nossa gama de produtos.
Esperamos que entenda que apenas podemos fornecer amostras gratuitas a médicos e a enfermeiros parteiros, com a finalidade de apresentar os nossos produtos. Caso deseje mais informações sobre os produtos NUK, poderá obtê-las junto das várias lojas onde a NUK marca presença.
Poderá encontrar produtos NUK perto de si, em lojas de artigos para bebé, na secção infantil de diversas lojas e supermercados, assim como em farmácias e parafarmácias.