NUK



para mais detalhes
      sobre o produto
  clique no icon

  • play-pause

Informação sobre o material

Os materiais utilizados pela NUK

A NUK desenvolve produtos para ajudar o desenvolvimento saudável das crianças. É por isso que consideramos da maior importância a segurança dos materiais utilizados e testamos os produtos cuidadosamente antes de entrarem no mercado, para sabermos que são seguros. Nesta página pode descobrir tudo sobre nossos novos materiais e as suas características.

Tetina – Látex ou Silicone?

É uma questão de gosto

Látex ou Silicone?

Seja um produto natural ou um material sintético especial, todas as tetinas NUK são macias e adaptam-se ao interior da boca de uma criança. Claro que também pode alternar entre diferentes materiais. No caso de não ter certeza qual o material mais adequado ao seu filho, pode deixá-lo decidir: muitas crianças apenas gostam de um tipo de material.

Látex - a substância natural resistente
O látex das tetinas NUK Latex é retirado da árvore da borracha e tem uma cor amarelo-mel. As tetinas feitas com látex são quentes e macias ao toque. São extremamente flexíveis e resistentes aos rasgos, daí que seja um material adequado aos bebés com os primeiros dentes. Com a sua origem natural, o látex tem um sabor característico. A luz solar direta ou as gorduras comestíveis tornam o látex poroso e envelhecido mais rapidamente. Quando uma tetina de látex se torna pegajosa significa que deve ser substituída por uma nova, geralmente após 1 a 2 meses. Pode haver casos isolados em que este material causa alergias.

 

Silicone - o material sintético de alta qualidade
As tetinas NUK de silicone são feitas de um material sintético de alta qualidade. O material de silicone transparente é facilmente limpo e altamente resistente ao calor. Mesmo a luz solar direta ou as gorduras comestíveis não envelhecem o material. As tetinas de silicone têm um sabor e cheiro neutros. O silicone é ligeiramente menos resistente à mordida e aos rasgões do que o látex. É por esta razão que a NUK utiliza um material de silicone mais firme e resistente a mordidas para a tetina de tamanho 3. Caso uma tetina de silicone tenha pequenas marcas de mordidas ou outros sinais de danos, deve ser substituída imediatamente. Por razões de higiene e segurança, recomenda-se substituir todas as tetinas - látex ou silicone - após 1-2 meses. 

Biberões – Vidro ou Plástico?

Dois materiais, um número inacreditável de benefícios

Biberões – Vidro ou Plástico?

Os biberões NUK são feitos de diferentes materiais. A diferença mais tangível é entre vidro e plástico - ambos os materiais são muito adequados para os leites em fórmula (leite em pó) ou para o leite materno. De seguida encontra a informação necessária para tomar a sua decisão. 

Vidro - ecológico e higiénico 
Vidro é o material clássico para biberões - e também para as papas dos bebés. Hoje, com sua maior resistência a riscos, o vidro é um material especialmente resiliente e amigo do ambiente. A NUK oferece apenas produtos fabricados a partir de vidro de borossilicato, que, com a sua estrutura de superfície reticulada, é particularmente resistente ao calor. Graças ao alto nível de transparência do vidro pode facilmente ver se há quaisquer restos de leite ou outros resíduos aquando da limpeza dos biberões. A alta resistência ao calor significa que pode limpar os biberões de vidro quantas vezes quiser e até mesmo fervê-los. O vidro não descolora mesmo se der às crianças mais velhas chá ou sumo.

No entanto as crianças nunca devem ser deixadas sem supervisão com um biberão.

Para proteção extra contra a quebra, deve utilizar um protetor de silicone NUK para biberões de vidro.


Plástico - leve e quase inquebrável

A NUK oferece biberões fabricados com os materiais sintéticos polipropileno (PP), poliamidas (PA) e polifenilsulfona (PPSU). São particularmente leves e à prova de estilhaços, quase inquebráveis, pelo que adequados para uso dentro e fora de casa.

Biberões feitos de polipropileno têm uma transparência leitosa, são particularmente resistentes e podem mesmo ser usados para congelar alimentos. Biberões feitos de poliamidas são os que se parecem mais com os de vidro, pela sua transparência. O mesmo vale para o material PPSU, que também não tem cheiro e é bastante durável. Ambos os materiais sintéticos são, claro, livres de BPA.

O plástico, no entanto, não é tão resistente ao calor, nem à prova de riscos, como o vidro. Quando os biberões ficam riscados por dentro, deve substituí-los, pois os germes podem ficar nesses espaços.
Dica: para que você e seu filho possam ficar satisfeitos com os biberões de plástico por um longo periodo, recomendamos que não aqueça ou desinfete os biberões no microonda; os biberões NUK devem ser fervidos e esterilizados com vapor.

Tudo sobre BPA

Tudo o que há para saber sobre a gama NUK, livre de BPA

As nossas exigências pela elevada qualidade são demonstradas na escolha intransigente de matérias-primas, segurança do produto, impacto ambiental e controlo de qualidade constante. A NUK otimiza regularmente a sua gama de produtos com base nos seus próprios estudos e resultados científicos. É por isso que desistimos de usar policarbonato (PC) com BPA na produção de biberões muito antes da sua proibição por lei. De seguida fique a saber mais sobre este tópico. 

O que é BPA?
A abreviatura BPA significa Bisphenol A. O BPA é uma substância do material sintético policarbonato (PC), que se encontra em muitos produtos que utilizamos diariamente como por exemplo nos sacos de plástico, embalagens de alimentos, telefones móveis, CDs, óculos de sol, adesivos e vernizes para as unhas.

Qual a crítica ao BPA?
Embora o uso de BPA na produção do PC sintético tenha sido amplamente despercebido até ao virar do milénio, iniciou-se nessa altura uma discussão entre médicos e cientistas sobre os efeitos do BPA nos organismos vivos. Os estudos disponíveis não eram consistentes e, portanto, diferentes países e diferentes institutos eram muito contraditórios nas suas avaliações. Um debate aberto retomou esses julgamentos críticos e transformou o BPA em um assunto muito discutido nos media.

Como líder de mercado com muitos prémios por produtos de qualidade, a NUK tem muitos anos de experiência com biberões feitos de materiais sem BPA como por exemplo vidro ou polipropileno (PP). Ao renunciar completamente ao BPA, a NUK descansou pais desde cedo. A proibição de fabricar e vender biberões com BPA, na UE, entrou em vigor em 1 de junho de 2011. A NUK já tinha dispensado biberões de policarbonato com BPA muito antes da exigência da UE, portanto, anos antes da proibição final, os produtos NUK já eram comercializados como “sem BPA”.

Qual é a avaliação das autoridades sobre os riscos da BPA?
Para saber o que as autoridades competentes, tais como a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA) ou o Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (BfR) têm a dizer sobre o tema do BPA, por favor consulte os seguintes websites:

Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA)

Instituto Federal de Avaliação de Riscos (BfR)

 

De que são feitos os produtos NUK sem BPA?
A gama de produtos sem BPA é ampla. Para saber mais sobre os materiais alternativos, leia de seguida:

Vidro
Um dos materiais mais antigos conhecidos pelo homem também é usado pela NUK na produção de biberões: o vidro. O vidro é particularmente higiénico e resistente ao calor. Neste processo, a NUK utiliza apenas vidro de borossilicato, que, com a sua estrutura de superfície reticulada, desgasta bem e resiste a variações de temperatura.

PP (polipropileno)
O polipropileno é um material sintético translúcido, que é utilizado pela NUK para a fabricação de biberões para bebés sem BPA. A sua superfície lisa é agradável ao toque. É à prova de estilhaços e até pode ser utilizado para congelar.

PA (Poliamidas)
Poliamidas são materiais sintéticos com um alto nível de transparência, que mantém, por ser resistente a produtos químicos - descoloração e turvação são problemas do passado. A poliamida é livre de BPA, mas não é adequada para o micro-ondas.

PPSU (Polifenilsulfona)
De todas as alternativas sem BPA, a polifenilsulfona é o material sintético mais resistente a quebras. É extremamente resistente ao calor e é adequado para esterilizar com vapor ou no micro-ondas. Ser à prova de riscos torna este material muito higiénico, mas a sua textura de superfície tem uma tonalidade amarela.

Onde posso encontrar mais informações?
Nas Perguntas e Respostas, incluímos mais detalhes sobre o BPA.