NUK


NUK. Understanding Life.

Metas

etapas > 6-18 Meses

O desenvolvimento do seu filho está a progredir rapidamente: ele começa agora a aprender a andar! Primeiro, levanta-se, depois equilibra-se sozinho - e antes de terminar o seu suspiro, ele deu os primeiros passos. Por isso esteja muito atenta! O momento exato dos primeiros passos varia de criança para criança. Determinadas “coisas” vão entretê-lo mais tempo do que alguma vez julgaria possível, como o seu nariz, os óculos do avô, ou os botões do casado do pai. A “investigação” será feita com o recurso às mãos, mas também com a boca. Atenção é a palavra chave.

Assim que os adultos começam a reconhecer as palavras "mamã" ou "papá" no meio de toda a tagarelice, a criança descobre as maravilhas da fala. Ela pode fazer-se entender com os sons que faz. A partir de agora, vai fazer uso frequente destas palavras, e seu vocabulário vai expandir-se. Vai perceber um Sim, ou um vigoroso Não!

Assim que o primeiro dente aparece os restantes 19 chegam num instante. A maioria das crianças têm quase todos os dentes de leite até aos três anos. Assim que vir a primeira pontinha branca é hora de começar o “ritual” de escovar os dentes diariamente. Ignore qualquer protesto - é absolutamente obrigatório.

Comer e beber sozinho exige muita destreza. Se compreender isto vai achar incrível que crianças com um ano e meio consigam fazê-lo; e não vai preocupar-se mais com uma ou duas colheradas que erram o alvo. Ou mesmo a mesa.

Rolar, gatinhar de barriga, com as mãos e joelhos, pôr-se em pé: o seu filho está, todos os dias, a desenvolver novas formas de se mover, para chegar perto de coisas que antes não conseguia. Tenha cuidado, por exemplo, ao mudar a fralda. Já não pode simplesmente ir buscar o babygrow. Tem de estar de olho nele…pois ele está de olho noutra coisa qualquer que viu algures…e prepara-se para lá ir, assim que você virar as costas…

Mas com a descoberta emocionante de que há um mundo para além de mamã e do papá pode chegar a chamada “ansiedade de separação” dos 6 aos 9 meses. Durante esta fase de estranha ansiedade, o seu filho vai querer tranquilizar-se do apoio que você lhe dá, e que ele precisa, para continuar as suas “explorações”.

O desenvolvimento do seu bebé não para mais. Ele vai aprender a andar rapidamente. Primeiro vai levantar-se, depois cair, depois manter-se de pé, depois cair outra vez, e por fim, lá vai ele, na sua primeira caminhada – mais depressa do que o seu suspiro. Tem de estar atenta, para não perder a façanha. O momento em que acontece este importante passo varia de criança para criança.

O comportamento social do seu filho vai também mudar durante o seu segundo ano de vida. Vai ver-se a si mesmo e aos outros como indivíduos, vai começar a simpatizar com os outros, e exigir o mesmo - às vezes fazendo uso de todas as suas cordas vocais.

As suas brincadeiras também vão mudar: vai olhar para os livros, encher e esvaziar recipientes, construir torres, e entender mais e mais o princípio de causa e efeito.

Não há maneira de apressar as coisas, mas o seu filho pode ser capaz de controlar a bexiga e os músculos do esfíncter antes dos três anos. E poderá então também decidir que chega de fraldas. Mas deixe as coisas ao seu ritmo!