NUK


NUK. Understandig Life.

Aprender a comer e a beber

etapas > 6-18 Meses

A partir dos 10 meses, a maioria dos bebés já são capazes de sentar-se, têm ainda poucos dentes e começam a pegar em qualquer coisa que esteja ao seu alcance - o que obviamente também inclui alimentos. O seu bebé começa de forma gradual a substituir os alimentos em puré por alimentos sólidos. Chegou o momento de as refeições serem feitas em família. Por outras palavras significa que já não precisa do liquidificador: comece por esmagar de forma delicada os alimentos ou corte-os em pequenos pedaços de forma a serem facilmente ingeridos pelo bebé.

O seu filho está pronto para tomar o seu pequeno-almoço com, por exemplo, pão e leite. Retire a côdea da fatia de pão integral, barre com um pouco de manteiga, e corte em pequenos pedaços para que o seu filho os possa agarrar. O leite deve ser dado utilizando um copo de aprendizagem (de preferência com sistema de anti-derrame).

Dê ao bebé pequenos pedaços de fruta ou de legumes juntamente com o pão, ou como lanche entre as refeições. A fruta e os vegetais dão ao bebé vitaminas adicionais e, são geralmente muito apreciados pelos mais pequenos. Comece por dar frutos e legumes macios, como bananas, peras, pêssego, ou pequenos pedaços de pepino. Posteriormente pode passar para legumes que ele possa roer como a cenoura ou couve-flor.

É importante salientar que os pedaços de fruta e vegetais são importantes para o bebé do ponto de vista nutricional, mas também ajudam e estimulam o desenvolvimento dos músculos da boca e incentivam a fala. Deve apoiar o desejo do seu filho de comer como um adulto - mesmo que, no início, nem tudo acabe dentro da boca – ou sequer em cima da mesa.