NUK


NUK. Understanding Life.

Aprender a andar

etapas > 6-18 Meses

Com os primeiros passos, o seu filho vai ver o mundo – e a si – de outro ângulo.

Mesmo que o seu filho esteja preparado para andar sozinho, a transição entre o gatinhar, ficar em pé, e começar a andar é um grande desenvolvimento, que leva tempo. Cada etapa requer muita autoconfiança. Alguns bebés, mais audazes, começam a andar aos 11 ou 12 meses; outros podem demorar o dobro do tempo. Alguns bebés preferem concentrar-se no desenvolvimento da fala ficando sem tempo para empreendimentos físicos.

Tudo isto é perfeitamente normal - não recorra a comparações com a criança da casa ao lado que já caminha alegremente no jardim. Não deve, sob quaisquer circunstâncias, tentar acelerar o desenvolvimento do seu filho. Esqueça os andarilhos: podem causar feridas nos joelhos, malformações nos pés ou mesmo lesões nas costas. Para além disso, a criança é extremamente sensível a sinais de insatisfação da sua parte, o que não é nada benéfico em termos da sua autoconfiança. Congratule o seu filho pelas etapas que ele atinge por si só.

Assim que o seu filho comece a andar, vai ver o mundo de forma diferente. Ser capaz de alterar a sua localização significa que pode ver as mesmas coisas de diferentes perspetivas. E com esta capacidade vem um sentimento crescente da sua própria pessoa. O seu filho vai começar a ter uma perceção mais consciente de si mesmo e dos outros. A partir de agora, vai preocupar-se em descobrir o "eu", os "outros", o "meu" e o "teu". Este será também o momento para tomar, ou confirmar, as medidas preventivas e de segurança, como barreiras de escadas, proteções antiderrapantes entre outras. E não se esqueça que por vezes um vigoroso "Não!" pode ser muito útil para prevenir acidentes.