NUK


NUK. Understanding Life.

Tudo sobre os dentes de leite

etapas > 18 Meses

Dê ao seu filho um belo conjunto de dentes, para a vida – nós dizemos-lhe como.

Os dentes de leite têm um papel crucial na determinação de quanto serão saudáveis e atraentes os dentes permanentes do seu filho. Os primeiros dentes guardam o lugar para os seus sucessores e, portanto, ao contrário do que se possa pensar, precisam de tantos cuidados quanto os dentes permanentes. A base para a saúde dos dentes começa na amamentação. Enquanto o seu filho aprende o movimento de sucção correto (suga e engole), aquando da amamentação, está também a preparar o maxilar e a cavidade oral para as suas futuras funções: desenvolver os dentes, comer e falar. Para os bebés alimentados a biberão, a forma da tetina, é extremamente importante. Deve apoiar o desenvolvimento natural da mandíbula e incentivar o bebé a exercitar a língua e os músculos da boca, da mesma forma que na amamentação.

Claro que o mesmo também se aplica às chupetas. É muito diferente utilizar o polegar ou um canto da fralda de pano para satisfazer a necessidade inata de sugar, ou uma chupeta adequada. Especialmente quando os dentes começam a nascer, uma chupeta que apoia o desenvolvimento natural da mandíbula natural é sempre a melhor escolha. Todos nós já vimos exemplos de dentes salientes, que podem ser o resultado infeliz de chuchar o dedo de uma forma prolongada. Mas não há necessidade de preocupações exageradas: a sucção do polegar ocasionalmente não é um problema, e o seu filho deve ser capaz de gerir bem as suas necessidades sem qualquer tipo de chupeta a partir dos três anos em diante.

Pode ser mais prejudicial para os dentes se o bebé estiver constantemente a chuchar no biberão pois os sumos de fruta contêm muito açúcar e ácidos, que de forma invisível atacam a saúde dos dentes do seu filho durante todo o dia. Escusado será dizer que os alimentos e bebidas sem açúcar, ou pelo menos de baixo teor de açúcar constituem a melhor forma de proteção contra a cárie dentária - a par de uma profilaxia adequada de flúor. Nunca se esqueça de escovar os dentes do seu filho. E tão ou mais importante: ele deverá aprender a escovar os dentes logo que os mesmos fiquem visíveis - pelo menos uma vez por dia até aos 2 anos de idade, e dai em diante duas vezes por dia, de manhã e à noite. E sempre sob a sua orientação. Para mais informações sobre este assunto, sugerimos o download do Guia NUK Boca & Dentes.